quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 da Maiya

Bom dia queridos!


Sugestões de presentes para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um bom exemplo. Para você, respeito.
(Oren Arnold)

Sim! Ano vai, ano vem, e eu insisto em mandar uma mensagem personalizada de Natal! Insisto por algumas razões:
1. Essa data está tão comercial, que as pessoas geralmente copiam e colam suas mensagens para marcar a data e economizar tempo (não que todos façam por isso...). Como eu acredito que uma das maiores características do Natal é o amor, e AMOR EXIGE DOAÇÃO... então eu ESCOLHO doar um pouco do meu tempo para pessoas que me são especiais;
2. Eu nunca acho um texto que contenha TUDO que eu gostaria de dizer;
3. Por fim, a mensagem personalizada tem tido tantos RETORNOS POSITIVOS, ano após ano, que não vejo motivos para voltar a mandar um texto “fabricado”.
O duro sempre é abrir o coração e traduzi-lo em palavras... mas vamos lá, vocês merecem!

2009 (2000inove lembra?) realmente foi um ano de inovação... O Brasil conseguiu ser sede de uma Olimpiadas, os EUA elegeram um presidente negro, a UNESCO lança oficialmente a “Biblioteca Digital Mundial” e elege a primeira mulher de sua história, surge a gripe suína matando milhares de pessoas e aterrorizando outros milhões, Cesar Cielo bate recordes mundiais na natação, Felipe Massa quase morre em acidente automobilístico, mortes, desastres, alegrias e blá blá blás... disso tudo apenas a gripe suína alterou consideravelmente minha vida (com direito a uma semana de molho, cuidados e histórias pra contar pros netos... até que valeu!).

A grande questão é que se todos os outros fatos apenas me atingiram indiretamente... então o que fez diferença em minha vida este ano??? O que marcou meu coração?? Onde, quando e como EU inovei minhas atitudes e pensamentos ajudando a fazer diferença pras pessoas com quem convivo?

Percebi que assim como 2008 foi o ano em que eu aprendi a me doar mais como pessoa e a amar mais meu próximo, 2009 foi o ano que me conheci melhor e inovei principalmente MINHA VIDA, meus valores, minhas ações. Claro que continuei a alimentar o amor em minha vida, nas mensagens de boa semana via cel, no tempo dedicado ao próximo, no cuidado incondicional, no dia-a-dia, em meu coração... e falhei algumas vezes também! Mas este ano fiz tudo isso mais consciente de quem sou e de como a minha “contribuição” pode ajudar a mudar o mundo... nem q seja apenas o mundo de quem ajudei... como disse na mensagem deste fim de semana, escrita por Osho: “Se cada um dos seus dias for uma centelha de luz, no fim da vida você terá iluminado boa parte do mundo"

Porém, quanto mais eu me engajei na busca do amor incondicional, mais percebi alguns sentimentos que teimam em atrapalhá-lo. Pensei em desistir de investir nos outros e seguir minha vida várias vezes, mas se Cristo carregou todos nossos erros na cruz, sofrendo por cada um deles e não desistiu de nenhum de nós... quem sou eu para desistir de amar os outros por causa de erros e sentimentos PEQUENOS???

Essa foi minha MAIS IMPORTANTE inovação em 2009! A consciência total do que CRISTO FEZ para me salvar! Sim, para me dar vida eterna! Eu, justo eu, tão pecadora... o que Deus viu em mim para deixar seu Filho amado morrer em meu lugar? Com certeza nada de especial... se sou salva é por Sua maravilhosa graça, e nada mais! E quanto mais consciência tenho disso, mais grata fico, mais quero contribuir com Sua obra, mais AMO O CRIADOR deste mundo! Se você ainda não sabe o que é isso, espero que esta seja sua busca em 2010...

Falando em gratidão... a falta deste sentimento foi uma das coisas que me marcou este ano. Quanta gente ingrata existe neste mundo... arghttttt!!! Ok, eu sei que isso não é novidade pra quase ninguém mas é tão ruim quando nos doamos as pessoas, tentamos fazê-las felizes, investimos tempo, as vezes dinheiro, muitas vezes carinho e mal recebemos um “obrigado” de volta... A falta de reconhecimento muitas vezes nos desanima também, principalmente quando somos mal interpretados em nossas ações, mas... fazer o que? Somos todos humanos!!!
E o orgulho? Sentimentozinho banal que afasta tantas pessoas, destrói famílias, gera brigas, nos impede de ver com clareza uma situação (pois estamos tão focados em NÓS MESMOS que não enxergamos o que nos cerca)...

É... se você decidir amar as pessoas, estes sentimentos com certeza te acompanharão... pois muitas pessoas não sabem ser gratas (de verdade, não em palavras), não reconhecem seus esforços, não quebram a máscara do orgulho, não se deixam amar muitas vezes por NÃO SABER como retribuir... mas esta é a mágica do amor! A não-espera de retorno! A esperança em meio a tantos “contradições” na vida, no trabalho, na família, no amor, nas amizades. A certeza de que Deus tem a hora e a maneira d´Ele de resolver as coisas e fazer as pessoas enxergarem seus erros. Não devemos amar para receber tudo de volta, devemos amar porque Deus mandou e nos amou primeiro! É pra Ele que fazemos tudo em primeiro lugar! E quando perceber, estará sendo mais feliz DANDO amor do que recebendo-o!

Assim, como já era de se esperar, este ano novamente investi em pessoas erradas, em empregos errados, em situações erradas... novamente abri meu coração, novamente me magoei, novamente me pus no lugar do outro para poder compreender erros geralmente imperdoáveis... mas percebi que estas situações fizeram parte de meu crescimento pessoal e deixaram marcas positivas em minhas vidas! Então pronto: decido PERDOAR os erros e APOSTAR nas coisas boas!

Você pode pensar: mas tem situações que doem demais! E realmente tem... passei por dores profundas SIM, principalmente quando decidi me conhecer melhor e procurar no fundo da minha alma onde começou cada dor, para que pudesse curá-las... e posso te garantir: nenhuma delas dói mais se eu não alimentá-las! Pense no seu sofrimento como uma ferida aberta... você pode deixá-la cicatrizar, ficando apenas a MARCA (para te lembrar de não cometer os mesmos erros) ou pode ficar tirando a casquinha, reabrindo a ferida e deixando-a doer por mais e mais tempo... lembre-se: essa decisão É TUA! A pessoa que te maltratou na maioria das vezes nem se lembra mais, então porque você tem que lembrar???

E por favor, não caia no erro de TENTAR TAPAR uma situação, fingindo que não aconteceu, que não te atinge, criando uma falsa sensação de ferida fechada... não adianta fugir da dor porque ela continuará ali, pulsando ardentemente, esperando a casquinha cair pra poder vazar novamente... Em vez disso: ENCARE O PROBLEMA! RESOLVA-O! Deixe-o cicatrizar definitivamente! Só assim ele não causará mais danos na sua vida...

Sem querer, o que desejei pra vocês na minha mensagem do ano passado (que está na integra no meu blog), acabou acontecendo comigo mesmo: a descoberta de quem sou de verdade (independentemente do que os outros pensam), do que posso fazer para melhorar o mundo e de como me colocar no lugar do outro, evitando julgá-lo erroneamente!

Então, pro ano que vem te desejo tudo de mais maravilhoso que seu coração possa querer, DESDE QUE esta seja a vontade de Deus para tua vida! Porque este ano também aprendi que as vezes os “NÃOS” de Deus, embora incompreensíveis, sempre serão o melhor para nossas vidas! Podemos até estar querendo as coisas certas mas nos momentos errados... então te desejo PACIÊNCIA! Uma virtude em desuso, mas essencial para o equilíbrio de nossas vidas!

E neste Natal, por favor, não esqueça do aniversariante: Jesus Cristo, que se fez pequeno como um bebê, nascendo neste dia para cumprir os propósitos de Deus e nos salvar! Se comprometa a seguir os passos d´Ele a cada novo dia, se tornando cada vez mais semelhante a Cristo, cada vez melhor pro mundo... e...
* Retribua o amor das pessoas mesmo que elas não façam o mesmo por você!
* Acredite nas situações mesmo que pareçam impossíveis!
* Invista nas pessoas e não apenas em você!
* E principalmente: “ENTREGUE teu caminho ao Senhor, CONFIE n´Ele e o mais ELE fará!” (Salmos 37:5)
Feliz Natal! Feliz 2010!

Continuo aqui pro que precisarem... a pequena distância de um telefonema, um e-mail ou uma visitinha! Amo ainda mais cada um de vocês, por isso continuo compartilhando meus sentimentos sem medo de parecer ridícula!
Beijos e bênçãos!

Maiya Segalla
http://simplesmentemaiya.blogspot.com/

PS: E antes que alguém me responda pedindo autorização para repassar o texto, está autorizado! Desde que você se comprometa também a viver estes valores, transformando sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário