domingo, 13 de dezembro de 2009

Cuidado com suas escolhas...

“Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes de o Senhor destruir Sodoma e Gomorra. Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção leste. Assim os dois (Abraão e Ló) se separaram.” Gn 13.10-11

-----

Todos nós temos que tomar decisões, seja a mais simples, como o que vestir ou o que comer, ou as mais importantes, qual será nossa profissão ou com quem casar. A vida é feita de escolhas e ninguém pode escapar disso.
O texto acima fala de um momento de decisão entre Abraão e seu sobrinho Ló. O Senhor tinha abençoado muito a Abraão e a Ló, tanto que seus bens tinham crescido muito, ao ponto de não poderem permanecer juntos no mesmo local. Então, Abraão toma uma importante decisão: separar-se de seu sobrinho para que não houvesse desavença entre os dois ou entre os pastores de ambos. Mas, ao decidir que o melhor caminho para os dois era a separação, Abraão permite que Ló escolha o seu caminho, afirmando que qual seja a direção de Ló, ele tomaria o caminho oposto, para que dessa forma pudessem viver em harmonia.
Ló então olhou a terra e escolheu dirigir-se a região que lhe pareceu aprazível e agradável aos olhos. O capítulo 13 do livro de Gênesis relata que ao olhar a terra Ló escolheu apenas baseado no que seus olhos podiam ver, segundo a sua vontade. Ele foi influenciado pelos desejos humanos, pela beleza da terra que “era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito”.
Porém, ao escolher com meios humanos, baseados pelo padrão de seus olhos, Ló escolheu sozinho, esquecendo do Senhor. Em momento algum vemos Ló perguntando a vontade de Deus, ou mesmo buscando orientação divina. Ao contrário, em todo tempo ele pensou em si mesmo, em agradar suas vontades e em tomar posse daquilo que seus olhos julgaram ser o melhor, o mais bonito, aquilo que lhe daria mais vantagens, a melhor terra. Mas, ao escolher sozinho, Ló foi enganado por seus olhos, pois sua escolha o levou para uma região onde os habitantes viviam em prática de pecado, as cidades de Sodoma e Gomorra, e isso trouxe não só sua ruína financeira, mas também a destruição de sua família.
Em gênesis 14.12 Ló é raptado e levado como prisioneiro em um ataque empreendido por quatro reis à região de Sodoma e de Gomorra. Pouco tempo depois, Sodoma e Gomorra são destruídas por Deus, e na fuga da cidade Ló perde sua mulher, que vira uma estátua de sal, como também todos os seus bens que são destruídos junto com as cidades. Completamente desnorteado, com medo e apenas com suas duas filhas, vai morar em uma caverna, onde é embriagado por suas filhas cometendo incesto com elas. As duas filhas engravidam do próprio pai, e dão à luz a dois meninos: Moabe e Bem-Ami, os ancestrais dos moabitas e os amonitas, inimigos ferrenhos dos descentes de Abraão.
A história de Ló mostra as consequências de uma decisão baseada nos somente em critérios humanos. Muitas vezes somos levados a escolher segundo nossos olhos e vontades, porém isso pode trazer muitos sofrimentos e dores desnecessárias em nossa vida. Precisamos entender que o Senhor anseia o melhor para nós, seus planos para cada um de seus filhos são planos de paz, de vida abundante. Todavia, quando tomamos nossas decisões ou fazemos nossas escolhas sem a orientação divina ou sem sua aprovação, as consequências na maioria das vezes serão desagradáveis e difíceis para nós, para nossa família e, algumas vezes, para o corpo de Cristo.

Rachel G Meireles

--------

“A vontade de Deus nunca irá levá-lo onde a Graça de Deus não possa protegê-lo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário