terça-feira, 4 de agosto de 2009

Gripe suína x Individualismo humano

Bom dia queridos!

Hoje resolvi escrever sobre um assunto que há algum tempo me incomoda... os limites do individualismo humano.Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a gripe suina, e eu explico: devido ao aumento do contagio da doença, percebi o aumento e a evidência da falta de respeito que temos uns com os outros.

Alguns de vocês não sabem, mas tive a suspeita da nova gripe, no início de julho/2009, que graças a Deus não foi confirmada. Porém, como eu era suspeita, entrei em contato com a Vigilância Sanitária para informar-lhes do ocorrido e recebi mil informações sobre o que fazer e como me portar. Admito que as orientações são incomodas, usar máscaras o dia todo, me isolar de amigos e familiares, não poder tomar antibióticos, ter que ter pratos, copos, talheres, toalhas, tudo exclusivo seu, trocar a roupa de cama/banho todo dia... aguardar!!! Aguardar e não saber se está fazendo tudo isso em vão ou não... Isto sem contar com os sintomas... febres, calafrios, dores, tosse intensa, muita falta de ar (ainda pior usando a mascara... mas fazer o que)!!!

Pois é... fiz tudo isso, conforme foi-me passado, e garanto que ninguem morre por seguir as regras uma única semana! Isso mesmo, o vírus, após se manifestar no organismo humano, só vive por mais 7 dias! Após isso você não está mais contagiado, não contamina mais ninguém e pode voltar a sua vida normal.

Essa gripe seria simples e muito menos disseminada, SE as pessoas se preocupassem com seus semelhantes... Você reparou que todo mundo quer usar mascaras para se proteger e quando apresenta os sintomas pára de se preocupar com o contagio? Que todos passam pra frente as informações sobre a doença mas não as seguem? Tenho algo pra dizer pra vocês então: a máscara diminui mas, não protege ninguem do contagio! Isto mesmo! Ela serve para que pessoas CONTAMINADAS/SUSPEITAS usem e assim não espalhem o vírus a outros. Quem não está contaminado pode usar máscara o dia todo e mesmo assim se auto-contaminar colocando o dedo com o vírus na boca, coçando os olhos ou nariz, até porque o vírus pode estar em qualquer parte e com o dedo, você mesmo o coloca pra dentro do seu corpo... assim, o uso de sabonetes/gels anti-sépticos é MUITO mais eficiente do que o de máscaras!

Detalhe: junto comigo, mais 3 pessoas ficaram gripadas e NENHUMA delas seguiu as recomendações!!! Mesmo com muita insistencia minha... Ainda riram, por eu estar parando minha vida uma semana (me isolando) para proteger os outros sem nem saber se estava contaminada ou não (bom, gripada eu estava, e gripe normal mata mais que a suina... sabia?).

O que me deixa chateada é o fato das pessoas estarem assim, cada vez mais individualistas, pensando apenas em si mesmas... enquanto não tem nada, se protege de tudo quanto é jeito, mas quando apresenta os sintomas, se recusa a ficar em casa isolado, se recusa a comunicar a vigilância sanitária (eles precisam saber onde estão os contaminados/suspeitos pra poder prevenir os outros), se recusa a passar por um médico, se auto-medica, se recusa a usar máscaras (elas são incomodas SIM, mas extremamente necessárias neste caso)... e nem percebem que pensando apenas no conforto próprio, estão colocando TODOS em risco, PRINCIPALMENTE seus familiares e amigos próximos! Mais que isso... imagina se alguém morre e foi contagiado por você? Pelo menos pra não se sentir culpado, as pessoas contagiadas deveriam se proteger...

Agora imagina se um portador de HIV pensar da mesma forma que os gripados tem pensado??? "Ahhhh... já to com Aids mesmo, não tem cura nem solução, então pra que usar camisinha??? Se eu contaminar alguém o problema é dele e não meu, não é mesmo???" Pensou o caos que seria???

Se você recebeu este e-mail e está com os sintomas de qualquer gripe, POR AMOR vá há um médico e siga suas recomendações! Não use a doença apenas para faltar 1 semana ao trabalho e aproveitar pra passear... Se você está doente e te dão atestado, fique em casa, ora pois! Se cuide!!!
Se a escola do seu filho deu-lhe recesso para evitar contaminá-lo, você vai levá-lo a conglomerados (shoppings, cinemas, supermercados, baladas...) e colocá-lo em risco do mesmo jeito??? Então pra que não ter aula? Os cuidados de isolamento da nova gripe não foram criados pra te dar mais tempo de férias... e sim para PROTEGER os cidadãos de contaminação, de grandes concentrações de pessoas...

O teste para confirmar a nova gripe é muito caro, por isso só tem sido feito em pessoas com quadros clínicos mais avançados. Os investimentos em vacinas estão a todo vapor. As orientações estão sendo passadas. Os políticos, médicos, sanitaristas estão fazendo a parte deles... mas o contagio só vai parar/diminuir se nós também fizermos a nossa! Pense nisso!

Beijos, queijos e bençãos

Maiya

Nenhum comentário:

Postar um comentário